Inscrições abertas para a 11ª e dição do Prêmio Professores do Brasil – até 28 /05

O prêmio “Professores   do   Brasil” é  uma   iniciativa   do   Ministério  da   Educação (MEC) juntamente  com  instituições  parceiras  que  busca  reconhecer,  divulgar  e  premiar  o  trabalho  de professores de escolas públicas.

Podem participar todos os professores da Educação Básica no exercício da atividade docente em  estabelecimentos  de  ensino  dos  sistemas  públicos  de  ensino  federal,  estaduais/distrital  e municipais  e,  ainda,  das  instituições  educacionais  comunitárias,  filantrópicas  e  confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

Para concorrer, os professores devem enviar um relato de prática pedagógica desenvolvida com  seus  alunos, registrando uma  experiência,  um  processo  vivido  ou  mesmo  uma  conversa entre alunos e professores. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem  um  exercício  de  reflexão  sobre  a  própria  prática,  o  que  garante  o  aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Ressaltamos que os relatos de prática pedagógica premiados em edições anteriores ou que já tenham sido publicados não poderão concorrer e apenas poderão ser inscritos os relatos de prática docente com resultados comprovados durante o ano letivo de 2017 ou 2018 (até final do período de inscrições).

Após  efetuar o  cadastro,  os  professores também poderão contar com  o  apoio  de  um  curso auto instrucional para auxiliar na produção do relato, intitulado “Na trilha das boas práticas”, que traz a experiência de professores premiados em edições anteriores.

São objetivos do prêmio:

• Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.
  • Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.
  • Dar visibilidade às experiências  pedagógicas  conduzidas  pelos  professores,  consideradas exitosas  e  que  sejam  passíveis  de  adoção  por  outros  professores  e  pelos  sistemas  de ensino.
  • Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular.
  • Oferecer uma reflexão sobre   a   prática   pedagógica   e   orientar   a   sistematização   de experiências educacionais.

Nesta edição, haverá seis categorias:

1. Creche

2. Educação Infantil

3. Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos

4. 4º e 5º anos

5. 6º ao 9º anos

6. Ensino Médio

Confira abaixo o calendário das etapas:

• Envio de Relatos de práticas pedagógicas: até 28 de maio
  • Estadual: previsão para 2 de julho
  • Temáticas especiais e Regional: previsão para 27 de julho
  • Nacional: previsão de divulgação para 30 de agosto

Premiação:

• Regional:R$ 7 mil,  troféu  e  viagem  oferecida  pela  Coordenação  de  Aperfeiçoamento  de Pessoal de Nível Superior (Capes).
  • Estadual: certificados para os três primeiros  colocados  e troféu  para  o  vencedor  de  cada categoria.
  • Nacional: R$ 5 mil e troféu.
  • Temáticas especiais: R$ 5mil e viagens.

Informações:

O Portal do prêmio pode ser acessado por meio do link:

Para fazer a inscrição acesse:

Maiores informações, confira o regulamento e o documento anexo com orientações gerais.

Em caso de dúvidas, contatar a Coordenação Estadual:

Dayse Pereira da Silva

E-mail: dayse.silva@educacao.sp.gov.br