PEC Desenvolvimento Curricular

PEC Desenvolvimento Curricular

Fernando LGG: SPEAK;Projeto de Vida; CEL; INCLUSÃO EDUCACIONAL MI/I; PEI; Currículo de Língua Inglesa; Itinerários Propedêuticos da Área de LGG, Projeto de Vida.
Sandra JEESP, ACDA, Currículo de Ed.Física e Currículo de ARTE
Grace PROGRAMAS E PROJETOS -Ensino Médio Noturno (Expansão).
Renata CNT – ED. PROF:Currículo de CNT: Física, Química e Biologia, Ciências e Práticas experimentais; Itinerários Propedêuticos da Área de CNT; Aluno Monitor BEEM
Regina MAT – Por dentro do Curríc. Mat.; Itinerários Propedêuticos da Área de MAT: Empreendedorismo; KHAN e MATIFIC; Fundação Casa e Educação Prisional; OBMEP; Formações de MAT, Orientação de Estudos, Educação Financeira.
Rosenei CHSA – Currículo de CHSA: Geografia, História, Filosofia e Sociologia; Itinerários Propedêuticos da Área de humanas; CEJA; Estágios supervisionados: PIBC, PIBID; Eletivas.
Pedro TECNOLOGIA e INOV. –Currículo de Tecnologia; Plataforma Alura/Robótica, Olimpíadas SEDUC (Redasp e Omasp), e demais olimpíadas e concursos – solicitados em Boletins via subsecretaria, Escolas Olímpicas; Grêmio e Sala do Futuro
Magali ANOS INICIAIS – Currículo dos Anos Iniciais; Programa Federal Renalfa; Alfabetiza Juntos SP; Plataformas: Elefante letrado; MATIFIC AI e OBMEP mirim.
Lilian Sesca ANOS INICIAIS – Programa Federal Renalfa; Alfabetiza Juntos SP.
Fabiano LP – Por dentro do Curríc. Língua Portuguesa; Leia SP; Redação Paulista; Formações de LP; Sala de Leitura; Orientação de Estudos.

 

RESOLUÇÃO SEDUC Nº 111 , DE 06 DE DEZEMBRO DE 2024: Dispõe sobre as funções de Professor Especialista em Currículo e Coordenador de Equipe Curricular e dá providências correlatas

(…) §3° – Das atribuições e responsabilidades do Professor Especialista em Currículo com dedicação prioritária à pasta de Desenvolvimento Curricular:
1 – desenvolver ações de articulação entre currículo, recursos pedagógicos ofertados pela SEDUC (materiais digitais e impressos e plataformas educacionais) e as avaliações externas (Prova Paulista, Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB e Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA) voltadas para seu segmento, área de conhecimento e componente;
2 – formar, engajar e apoiar professores e Coordenadores de Gestão Pedagógica no uso dos recursos pedagógicos (materiais digitais e impressos e plataformas educacionais) ofertados pela SEDUC e nas avaliações externas, assegurando sua compreensão;
3 – analisar e acompanhar os indicadores pedagógicos (desempenho nas avaliações e utilização de plataformas educacionais) e as respectivas metas das unidades escolares da diretoria de ensino, de forma a identificar escolas que mais precisam de apoio para melhorar o resultado dos indicadores;
4 – elaborar e executar plano de ação focado na melhoria de resultados e avanço na aprendizagem para turmas e unidades escolares com menor desempenho nos indicadores de avaliação e plataformas educacionais;
5 – realizar encontros virtuais periódicos com a Coordenação de Gestão Pedagógica e/ou professores das escolas com menor desempenho nos indicadores de avaliação e plataformas educacionais;
6 – realizar visitas presenciais a escolas de maneira regular e conforme necessidade identificada a partir da análise dos indicadores, por demanda da escola ou do PEC responsável pela pasta Qualidade de Aula, para orientar e formar o Coordenador de Gestão Pedagógica e/ou professores em relação ao segmento, à área do conhecimento, ao componente, ao currículo, aos materiais e às plataformas educacionais;
7 – assistir a aulas de professores nas visitas realizadas em escolas, desde que previamente agendadas com o profissional e com o Coordenador de Gestão Pedagógica da escola, com foco em apoiar o docente na qualificação de suas práticas pedagógicas;
8 – participar das orientações técnicas e formações presenciais e/ou online promovidas pela SEDUC sobre o segmento, área, componente, garantindo o cascateamento das estratégias formativas em sua diretoria de ensino e nas unidades escolares da regional e assegurando a compreensão das escolas em relação aos materiais didáticos, plataformas educacionais e avaliações de desempenho;
9 – planejar e executar formações presenciais e online para Coordenadores de Gestão Pedagógica e/ou professores em relação ao segmento, à área do conhecimento, ao componente e aos recursos didáticos ofertados pela SEDUC (plataformas educacionais, materiais digitais e materiais impressos) de acordo com propostas formativas definidas pela SEDUC;
10 – identificar necessidades, criar e promover encontros, oficinas de trabalho, grupos de estudos e quaisquer outras atividades voltadas para unidades escolares e para membros do Núcleo Pedagógico e da Supervisão com foco no currículo e nos recursos pedagógicos (materiais digitais, impressos e plataformas digitais) relacionados ao segmento, à área do conhecimento e ao componente sob sua responsabilidade;
11 – compartilhar boas práticas entre as unidades escolares, os integrantes do Núcleo Pedagógico e outros membros de sua diretoria de ensino;
12 – oferecer apoio pedagógico, planejar e executar formações com foco em Anos Iniciais para os municípios que possuem regime de colaboração com a rede estadual;
13 – atender a demandas e dúvidas de unidades escolares, integrantes do Núcleo Pedagógico e outros membros de sua diretoria de ensino relacionadas ao seu segmento, área ou componente;
14 – apoiar os Professores Especialistas em Currículo responsáveis pelas pastas de Educação Especial e Convivência na promoção da inclusão educacional e de um bom clima escolar;
15 – implementar e acompanhar programas e projetos educacionais da Secretaria relacionados a seu segmento, área e componente de atuação;
16 – participar dos momentos de planejamento, alinhamento, formação e de outras atividades relacionadas às atribuições do Núcleo Pedagógico conforme orientação do Coordenador de Equipe Curricular e da equipe da SEDUC.